Como posicionar um tapete de acordo com a sua decoração?
Mais do que definir uma zona, um tapete é a derradeira peça de estilo, ideal para dar cor e conforto a um espaço. Por isso escolher e colocá-lo corretamente é primordial.
Os tapetes ancoram uma sala, conferem-lhe personalidade e ajudam a criar um espaço coeso.
Para escolher o seu posicionamento deve considerar-se cada elemento da sala.
A primeira coisa a fazer é medir o espaço, depois decidir sobre a estética que deseja. Se tiver uma sala aberta, um tapete pode ser utilizado para definir uma área específica, tal como uma zona de estar ou uma zona de jantar. Escolha um tapete que seja suficientemente grande para acomodar todo o mobiliário na área designada, e posicione-o de modo a criar uma delimitação clara.
Se tiver uma zona de estar, coloque as pernas dianteiras do sofá e as cadeiras no tapete, e certifique-se de que existe tapete suficiente de cada lado para acomodar as outras peças de mobiliário na sala. Se o tapete for para a zona de jantar, não se esqueça de contabilizar não só o espaço da mesa, mas como das cadeiras.
Se tiver um ponto focal na sala, tal como uma lareira ou uma peça de arte, pode posicionar o tapete para o destacar. Escolha um tapete que complemente o ponto focal, e posicione-o de modo que ele leve o olho para o ponto focal.
A cor e o padrão do tapete devem complementar as cores das paredes e a decoração geral da sala. Se tiver paredes neutras, pode usar um tapete com cores e padrões arrojados para dar vida ao espaço. Se as suas paredes já estiverem decoradas com um padrão em específico, escolha um tapete com cor e padrão neutros para equilibrar o espaço.
.
Lembre-se, o tapete deve ser proporcional ao tamanho do quarto e do mobiliário. Assim, escolha um tapete que se adapte bem à decoração, e posicione-o para realçar a decoração do quarto.
Gostou das nossas sugestões? Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências e receba mais ideias através da nossa newsletter.